A pedido da Sec. de Educação da cidade, os dinamizadores de Sala de Leitura e Arte nessa primeira semana de aula, devido à falta de grande número de professores por causa de mudança de governo e da nova matriz curricular(que estabelece a necessidade de mais de um professor por turma), ficaram com turmas até que a situação fosse resolvida.
Então, fiquei com duas turminhas de 1º ano que estavam sem o professor de Ciências, Geografia e História.
Veja o meu plano para a minha primeira aula com os pequetitos:
Tema: O
valor da amizade.
Justificativa: A violência e a falta de diálogo tem sido uma
constante nos relacionamentos dos nossos alunos, sendo assim, é importante
criar um momento de reflexão sobre estas questões. A história “O Dono da Bola”
de Ruth Rocha nos permitirá perceber que o diálogo e o arrependimento podem e
devem fazer parte do nosso círculo de amizade.
Objetivos:
* Refletir sobre a importância
de ter amigos;
* Valorizar a amizade:
* Questionar o nosso
comportamento no grupo de amigos;
* Saber que errar é humano
mas persistir no erro, não é legal.
Cronograma:
1ºdia de aula
Recursos - Materiais:
·
Livro “Marcelo,
Marmelo, Martelo e outras histórias” – Ruth Rocha
·
Folhas A4
·
Canetinhas, lápis
de cor
·
Cartaz com imagem
do personagem principal da história
·
Bola
Recursos humanos: Somente o professor e os alunos.
Desenvolvimento:
1ª atividade:
- Roda de conversa: cada um se apresenta dizendo o nome e uma coisa que gosta muito.
- Debate prévio sobre o que pode ser a história, através da leitura da imagem do cartaz com a figura acima.
2ª atividade:
- Leitura da história(sem as ilustrações)
3ª atividade:
- Análise do texto feita na forma de conversa informal e descontraída.
Personagens:
*
Nome do menino
que era considerado o dono da bola? Carlos Alberto
*
Ele tinha
apelido? Qual era? Sim.Caloca.
*
Como era o jeito
dele? Ele queria que tudo
fosse feito da maneira dele, senão, ele não emprestava a bola. Ele era egoísta.
Enredo:
*
Vocês acham que a história está querendo nos
passar alguma mensagem? Se sim qual? É melhor ter amigos e dividir as coisas com
eles, do que ficar sozinho.
*
Qual a parte do livro que mais chamou sua
atenção? Pessoal.
*
Qual
foi a parte da história que vocês acharam que o Caloca iria sentir falta dos
amigos? Pessoal.
*
Qual
era a parte do corpo que Caloca mais colocava a bola? A mão.
4ª atividade:
- Desenhar o dono da bola em metade de folha A4.
5ª atividade:
- Jogo “Batata quente” para descobrir quem é o dono da bola(vencedor).
6ª atividade:
- Dinâmica: Troca de presentes.
* Distribuir papel, lápis de cor e canetinhas aos
alunos.
* Solicitar que façam um desenho para retratar a
importância da amizade.
* Explicar que cada desenho se transformará em um presente
para o colega que acabou de conhecer.
* Promover a troca de desenhos e abordar a importância
de fazer novas amizades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário