sexta-feira, 19 de abril de 2013

Falando de cultura indígena

Não é a roupa(ou a falta dela) que define hoje quem é índio e quem não é. Muitos anos se passaram depois da colonização do Brasil.
Deixe os preconceitos de lado. Se você muda, se o homem branco mudou os seus hábitos com o passar dos anos, por que toda essa hipocrisia ao tratar a questão do índio, se eles também são seres humanos capazes de viver as transformações que podem ocorrer na vida de qualquer um?


Tenho muito respeito e admiração por esse cidadão indígena brasileiro:
Daniel Munduruku (Belém do Pará, 28 de fevereiro de 1964) é um escritor e professor brasileiro. Pertence à etnia indígena munduruku.
É graduado em Filosofia, História e Psicologia. Tem mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. É relações-públicas do Instituto Indígena Brasileiro da Propriedade Intelectual. É diretor-presidente do Instituto Uk'a - a casa dos saberes ancestrais. É conselheiro-executivo do Museu do Índio do Rio de Janeiro. Como escritor, se destaca na área da literatura infantil. É membro da Academia de Letras de Lorena.

Meus parabéns a todos os brasileiros indígenas!

Fonte de pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Munduruku
http://www.indioeduca.org/?p=1924

Nenhum comentário:

Postar um comentário